Para ter acesso as fotos dos treinamentos em tamanho grande, acesse o link abaixo.







https://picasaweb.google.com/108645490379762360438/CTCPraVoce02?authkey=Gv1sRgCLvbzbaWoYvtaA#5574647082047773570







segunda-feira, 18 de julho de 2016

CTC INFORMA

Como captar e fidelizar clientes com a crise
Parece fora de contexto falar em captação e fidelização de novos clientes quando o clima geral é de preocupação e revisão de gastos. No entanto, a maioria dos especialistas garante que o varejo farmacêutico tem as ferramentas de que precisa para captar e fidelizar novos compradores, mesmo neste momento de turbulência política e econômica. O preço é uma importante estratégia de captação, mas não fideliza. O preço atrai, mas o cliente analisa outros fatores antes de decidir voltar à loja.
Nem caro nem barato
Na visão do sócio-diretor da Cherto Atco Educação Corporativa, Américo José da Silva Filho, o preço tem sempre relação com a aparência, a forma de entrega, a localização. “Tudo isso ajuda na formação da percepção do consumidor em relação ao preço. Temos que pensar que preço não é caro nem barato. O que vale é a forma e o ambiente em que o varejista está entregando o medicamento, já que todos são iguais em todas as lojas. Temos que vender valor. Enquanto vendermos apenas preço, o consumidor sempre vai preferir o mais barato”, analisa Américo José.
Processo contínuo
A fidelização de um cliente deve ser um processo contínuo, com ou sem crise. Fidelizar significa conquistar e manter uma parcela relevante das vendas, a começar por entregar o básico, o que muitas empresas ainda não conseguem. “A fidelização ocorrerá se o varejista possuir uma estratégia bem definida para garantir que a empresa vá cumprir o que foi prometido. Se o discurso estiver diferente da prática, o cliente vai embora e não volta mais”, frisa Olegario Araujo.

Confira 10 dicas da palestrante, consultora de empresas e especialista em varejo, Silvia Osso, para captar e fidelizar os clientes.
1- Chamariz- Promova ações de relacionamento e entretenimento, como eventos de lançamento de produtos e aulas de maquiagem.
2- Diminua a ostentação - O uso de materiais sustentáveis e de custo relativamente baixo é muito bem-vindo neste momento.
3- O humor sempre vence - Um projeto de comunicação bem-humorado vende mais e “oxigena” o local. O mundo vive um momento de grande instabilidade, portanto, nada mais atual do que levantar o astral do consumidor.
4- Pode pegar - Quanto mais o produto puder ser tocado, maior será a chance de venda. Mais do que nunca, é hora de colocarmos o aviso: pode pegar, no lugar do tradicional não toque.
5- Manequins dinâmicos - Em ocasiões especiais, dão uma graça à loja. Utilize os manequins que fazem performances. Sem criatividade, não há como chamar a atenção do consumidor.
6- Comunicação direta - A loja deve usar a linguagem e os ícones de identificação e sinalização visual dos produtos e categorias de acordo com o perfil dos clientes que atende.
7- Lugar incomum - Uma forma de realçar o caráter de novidade de uma loja é mudar a posição dos produtos da ponta da gôndola, principalmente as mais visíveis, toda semana.
8- Visual limpo - Lojas lotadas de cartazes não funcionam mais. O segredo é destacar apenas a informação relevante.
9- Exposição eficaz - As gôndolas e prateleiras não podem mais parecer simples expositores de produtos. Devem se transformar em um espaço de experiência visual.
10- Promoção inteligente - Faça promoções diferentes, como criar uma área de ponta de estoque. Pratique preço único, ora para uma linha de modelos, ora para uma determinada cor, ou ainda dando descontos para produtos fora da estação. A promoção deve ter dia e hora para começar e acabar.


Fonte: Revista da Farmácia (edição 193):

Nenhum comentário:

Postar um comentário