Para ter acesso as fotos dos treinamentos em tamanho grande, acesse o link abaixo.







https://picasaweb.google.com/108645490379762360438/CTCPraVoce02?authkey=Gv1sRgCLvbzbaWoYvtaA#5574647082047773570







segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

CTC INFORMA


Como parte do serviço de Assistência Farmacêutico, o profissional responsável por dispensar medicamentos na farmácia deve orientar os consumidores a ficar atentos ao prazo de validade dos medicamentos.
Usar medicamentos depois que esse prazo expira é um risco à saúde: se, em alguns casos, o fármaco apenas não faz efeito, em outros, ele pode provocar outros problemas, desde alergias até intoxicação, que pode levar à morte.
Segundo o Dr. Thiago Ribeiro, chefe do Serviço de emergência do Hospital São Lucas, o consumo de medicamentos após a data de validade é bastante comum, sobretudo entre idosos, devido à dificuldade de enxergar o que vem escrito na embalagem. No caso de cartelas de comprimidos, o farmacêutico deve orientar o consumidor a guardar a caixa, que geralmente traz o prazo impresso em maior qualidade, para evitar o equívoco.
De acordo com a farmacêutica e coordenadora do curso de farmácia do Centro Universitário Anhanguera de Niterói, Adriane Martins Dias, outras possíveis consequências do uso de fármacos orais vencidos são náuseas, vômitos, lesões gástricas (que podem formar úlceras) e choque anafilático (em situações raras, se a pessoa tiver alergia à algum ingrediente da fórmula). Se o medicamento em questão for uma pomada, podem surgir efeitos tópicos, como vermelhidão e manchas na pele.
“O prazo de validade é a data limite até a qual a indústria garante a qualidade de todos os produtos usados na fabricação do medicamento e a eficiência dele. Mesmo que o princípio ativo continue bom, outro componente pode se desestabilizar após essa data e fazer mal à saúde”, explica Adriane Martins Dias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário