Um bom atendimento é essencial para
manter
a satisfação e a fidelidade do cliente.
Veja algumas
dicas para manter um bom relacionamento com o cliente:
Dê as
boas-vindas
Cumprimente a
todos com um sorriso. Esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos,
o que facilita o contato com o cliente. Sempre que possível, chame-o pelo nome,
procurando pronunciá-lo corretamente.
Atenda de
imediato
Nunca deixe
uma pessoa esperando, principalmente se o serviço que estiver fazendo não tiver
relação com o assunto que o cliente irá tratar. Para quem espera, um minuto
torna-se uma eternidade.
Demonstre
boa vontade
A gentileza
não precisa se restringir ao setor de atuação, mas pode (e deve) se estender a
toda a empresa. É sempre gratificante para o consumidor ser reconhecido e
cumprimentado.
Aja com
rapidez
Geralmente, o
cliente quer que sua necessidade seja satisfeita o mais rápido possível. Porém,
cuidado para não passar a impressão de que você deseja se ver livre dele
rapidamente. Não confunda rapidez com descaso!
Evite
atitudes negativas
Expressões
negativas tendem a criar um clima negativo. O ideal é evitar expressões como:
“não pode”, “está errado”, “não deve”.
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