Para ajudar a traçar o
caminho do varejo nos próximo anos, a Nielsen – empresa especializada em
estudar o comportamento de consumidores – compilou as tendências mais
importantes do universo varejista na região latino-americana.
Shopper Marketing: Hoje em dia, é preciso considerar a geração a qual pertencem os
shoppers para definir as diferentes estratégias. A geração com maior
crescimento é a dos Boomers (50-64 anos), mas são os Millennials (Geração Y)
que detém o maior poder econômico e que ditam as regras em termos de consumo
global. Estima-se que, no ano de 2018, representarão a metade do consumo global
e, até 2025, já sejam 75% da força mundial.
Fidelização do Shopper: Mais de 80% dos shoppers latinoamericanos asseguram que,
provavelmente, escolheriam um varejista que lhes oferecesse um programa de
fidelidade.
E-commerce: o comércio eletrônico cresce
mundialmente a uma taxa de 23%. O mercado que mais ascendeu no e-commerce, no
último ano, foi a Ásia – Pacífico, seguida pela América Latina, que cresce a
taxas de 21,5%, sendo o Brasil o país que mais impulsiona o crescimento.
Marcas Próprias: A marca própria representa, em nível global, 16,5% das vendas, de
acordo com o Reporte Global Nielsen. A economia continua a ser o
principal fator na escolha de uma marca própria, especialmente quando as
famílias buscam reduzir seus custos (44% tem esta preferência).
Saudáveis: 51% dos entrevistados no Estudo Nielsen sobre Saúde e Bem-Estar
consideram que estão acima do peso e 70% dos mesmos estão realizando algum tipo
de dieta ou exercício físico para diminuí-lo. Esta é uma das razões pela qual a
cesta de Saudáveis, ou Alimentos e Bebidas que têm benefícios funcionais ou
representam um consumo mais light, cresce cada dia mais regionalmente.
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