Mercado de Higiene & Beleza tem oportunidades!
O Brasil está entre os países
com maior volume promocionado, chegando a 40,1% do valor comprado em promoção
no primeiro trimestre de 2017, segundo estudo da Kantar Worldpanel. Em seguida,
estão a Argentina (40%) e o Reino Unido (38%). As promoções estão presentes em
um quarto das ocasiões de compra e 80% dos consumidores afirmaram ter comprado
algum item no último trimestre somente por estar com desconto.
Para mais da metade (55%) dos
shoppers, promoção é o principal fator de escolha da loja, sendo as compras de
reposição as mais suscetíveis às ações promocionais. Entre as mecânicas mais
usadas para produtos de Higiene & Beleza (H&B), estão o desconto de
preço (62%); Promoção 2 x 1 (17%); Multipacks (14%); Produto Grátis ou com
brinde (4%); e Leve mais Pague Menos (3%).
Ainda de acordo com a pesquisa
da Kantar, a maioria dos shoppers consome mais quando compra mais. De todos os
entrevistados, 79% aumentaram o seu consumo de sabonete e 78% de xampu ao
comprar mais unidades. Em H&B, as promoções que mais incrementam a cesta
são as multipack e 2 x 1.
Ao pesquisar sobre o desconto
ideal (a partir de qual porcentagem o consumidor já passa a comprar determinado
produto), revelou-se que os produtos de H&B podem trabalhar descontos
menores, gerando volume e diminuindo o impacto no faturamento. Hoje, são
trabalhados descontos de aproximadamente 24%, mas o ideal é entre 10% e 20%. Do
total, 63% praticavam valores acima do ideal
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