Posicionamento correto ajuda a aumentar vendas
Os
polivitamínicos estão ganhando mais espaço no canal farma. Por ter diferentes
indicações, podem ser usados por praticamente todas as pessoas que buscam
suprir nutrientes que não são consumidos na alimentação do dia a dia. Saber
como expor os produtos corretamente no ponto de venda (PDV) é um diferencial
para aumentar, ainda mais, as vendas.
Como
a maior parte dos multivitamínicos não necessita de prescrição médica, pode
estar disposto no autosserviço. “O ideal é deixar juntas às monovitaminas, os
suplementos de cálcio e vitamina C. Já para os multivitamínicos, é recomendável
organizá-los por marca”, explica o diretor de vendas e trade marketing da
Pfizer Consumer Healthcare, Silvio Silva.
Colocar
todos os produtos atrás do balcão pode ser extremamente prejudicial. De acordo
com Silva, 65% das compras são feitas quando o consumidor pode visualizar e
escolher o produto na gôndola. As marcas referenciadas devem estar na altura
dos olhos e as embalagens de diferentes tamanhos ficam próximas umas das
outras, evidenciando as opções disponíveis.
“Essa
é uma categoria que ainda tem oportunidades de penetração na cesta do shopper,
assim, explorar pontos extras, como cestões, pontas de gôndola, checkout, pode
auxiliar muito o consumidor a entrar na categoria”, assinala o gerente
executivo de trade marketing da Cimed, Lucas Frias.
Não
ter uma área destina da para vitaminas/multivitamínicos, explorar a categoria
em áreas frias das lojas (últimas prateleiras ou zonas de pouco fluxo),
trabalhar com poucas marcas e não precificar os produtos na gôndola são os
erros mais comuns e que devem ser evitados nas farmácias.
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