Mulheres acima dos 55 anos usam cosméticos.
A maioria
das mulheres da melhor idade usa algum tipo de coméstico (80%) e 57% usam
maquiagem. Esses são alguns dos dados apresentados pela presidente da empresa
de pesquisas Reds, Karina Milare, no Seminário O Poder de Consumo do Público
Sênior, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal,
Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Metade
dessas mulheres se preocupa mais com o rosto, enquanto 43% priorizam seus
cabelos e 8% outras partes do corpo. E apesar de 44% estarem satisfeitas com a sua
aparência, beleza é importante para 83% delas. Por isso, esse público pode ser
uma grande oportunidade para o canal farma.
“Elas
ainda não enxergam a farmácia como um ponto para a compra de cosméticos, só
para medicamentos. Esse é outro paradigma a ser quebrado”, pontua Karina. O que
deve ser analisado são os produtos específicos para cada faixa etária. Nove em
cada dez entrevistadas afirmaram que acham importante usar cosméticos para sua
idade. Do total, 64% usam a maior parte de seus produtos para sua faixa etária;
21% somente parte; e 15% não usam produtos para sua idade. O último número sobe
para 25% se for considerada somente a classe C.
O
estereótipo da mulher mais velha, dentro da casa, mudou. Metade das entrevistas
ainda é economicamente ativa e 47% buscam informações sobre beleza na internet.
Exatamente por isso, elas não esperam que exista um lugar específico para a
melhor idade no ponto de venda (PDV). Para as mulheres, os produtos devem ser
escolhidos em seus lugares originais, não em um “Espaço para a Melhor Idade”.
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