5 dicas para o dono de um pequeno negócio enfrentar a crise
econômica
As
micro e pequenas empresas podem sofrer mais do que as grandes em períodos de
estagnação econômica por não terem capital para investir em novas áreas ou
produtos
Administradores.com, 31 de outubro de 2016
A queda da economia
brasileira e a inflação em alta têm acendido o sinal de alerta em muitas
empresas. Segundo Artur Lopes, especialista em gestão de crise e autor dos
livros "Negócio Sem Crise" e "Quem Matar na Hora da Crise",
em momentos como este, muitos negócios precisam enxugar custos e reduzir
estoques entre outras medidas para sobreviver na instabilidade do mercado.
Para ele, as micro e pequenas empresas sofrem mais do que as grandes em períodos de estagnação econômica por não terem capital para investir em novas áreas ou produtos. No entanto, os pequenos negócios são mais ágeis para se adequar ao novo cenário e implantar mudanças.
Para ele, as micro e pequenas empresas sofrem mais do que as grandes em períodos de estagnação econômica por não terem capital para investir em novas áreas ou produtos. No entanto, os pequenos negócios são mais ágeis para se adequar ao novo cenário e implantar mudanças.
Porém, tomar uma atitude diante da crise é a maior dificuldade de muitos empresários. "É como ficar doente, a empresa tem mais chances de 'cura' se a crise for descoberta no início e tratada corretamente", afirma Lopes. "Caso contrário, ela pode morrer", conclui.
Abaixo você confere cinco dicas para ajudar empresários a encarar a crise, elaboradas pelo espcialista em gestão Artur Lopes:
1. Enxugue custos
Ao notar queda nas vendas e na lucratividade, o primeiro passo
deve ser enxugar custos do negócio, segundo Lopes. Analise despesas e descubra
gastos desnecessários ou que podem ser reduzidos, como contas de água, luz, telefone.
2. Reduza o estoque
2. Reduza o estoque
Se antes a empresa vendia 100 mil itens e agora vende 60 mil,
ela precisa se adaptar à nova realidade, reduzindo a produção ou a quantidade
comprada do fornecedor.
3. Elimine produtos com pouca saída
3. Elimine produtos com pouca saída
Analise os produtos menos vendidos ou que dão pouco retorno. A
lucratividade pode aumentar se esses itens forem eliminados. Não precisa vender
tal coisa só porque o concorrente tem.
4. Renegocie dívidas
4. Renegocie dívidas
Quando a empresa já está em dificuldade financeira, umas das
medidas é a renegociação das dívidas com bancos e fornecedores. O empreendedor
pode conseguir condições favoráveis para pagar suas obrigações dependendo do
relacionamento que mantém com seus parceiros.
5. Tenha controle sobre o negócio
5. Tenha controle sobre o negócio
Segundo Lopes, ter controle financeiro e operacional sobre o
negócio ajuda a empresa a identificar problemas e a tomar decisões antes que a
crise agrave a situação. Crie metas, relatórios de desempenho, como tabelas e
gráficos, e acompanhe com atenção esses indicadores.
Artur Lopes - Advogado, consultor e fundador da Artur Lopes & Associados, empresa de consultoria para recuperação, consolidação e ampliação de negócios. Possui mais de 20 anos de experiência em gestão financeira. Além disso, faz parte da TMA Brasil, representante brasileira da Turnaround Management Association, entidade internacional que trata de reestruturação e recuperação judicial. Autor dos livros "Recuperação judicial", "Negócios sem crise" e "Quem matar na hora da crise?" (editora Évora).
Artur Lopes - Advogado, consultor e fundador da Artur Lopes & Associados, empresa de consultoria para recuperação, consolidação e ampliação de negócios. Possui mais de 20 anos de experiência em gestão financeira. Além disso, faz parte da TMA Brasil, representante brasileira da Turnaround Management Association, entidade internacional que trata de reestruturação e recuperação judicial. Autor dos livros "Recuperação judicial", "Negócios sem crise" e "Quem matar na hora da crise?" (editora Évora).
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