Motivos para deixar o clima
organizacional mais leve
Por
que é preciso cuidar do bom humor dos colaboradores?
Acontece
que o bom humor deixou de ser apenas visto como o estado de espírito de cada
indivíduo.
As
grandes corporações estão investindo em pesquisa e informação e estão
descobrindo que o mau humor dentro das empresas causa prejuízo financeiro
real..
O
bom humor facilita a comunicação empresarial
Pessoas que trocam sorrisos e bons momentos no trabalho
estão automaticamente construindo melhores relações, criando vínculos e
fortalecendo laços. E, ainda que colegas de trabalho não tenham que se tornar
os melhores amigos para sempre, um pouco de simpatia – e empatia – tem alta
relevância na solução dos problemas cotidianos da empresa. Isto faz com que os
profissionais ajudem-se mutuamente, sem a necessidade de intervenções dos
líderes.
Um
clima mais leve reduz o turnover (rotatividade de pessoal)
Profissionais trabalhando com um pouco mais de alegria e
satisfação, tem menos probabilidade de sair da empresa. A barreira de saída
cresce naturalmente e na hora de analisar uma proposta de mercado, não será
levado em conta somente o valor tangível dos benefícios, mas também o valor
intangível de um bom clima e das boas relações.
Melhor
ambiente, melhor contratação
Sim, os profissionais sabem como é o clima dentro das
empresas e o mercado conhece tudo o que acontece. As gerações atuais levam isto
bastante em conta na hora de escolher uma empresa. E sim, os melhores
profissionais irão optar por uma melhor qualidade de vida também no trabalho.
Colaboradores
em harmonia, menor o gasto com saúde
Não é meramente um sentimento. Já está mais do que
comprovado o benefício do bom humor na saúde, vide tantos exemplos de equipes
profissionais de palhaços nos hospitais. Atuar na melhoria do humor reduz até
faltas por motivos de saúde. E não pense somente em problemas emocionais. O bom
humor atua no aparelho digestivo, respiratório e muscular!
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